domingo, 18 de setembro de 2016

PROJETO #001 - Fusca 1979 - Lanternagem Parte 6

Olá Pessoal!!

Andei um tanto sumido... 4 meses se passaram desde a última postagem.

O projeto caminhou um pouco devagar mas não parou não!! Seguimos ainda na fase de lanternagem que, agora sim, parece que caminha para o final.

Mas há razões para a suposta "demora": 1) eu mesmo havia pedido ao Zezinho que fizesse com calma o trabalho, não tenho (tanta) pressa que o carro fique pronto (embora esteja começando a ficar ansioso, kkkk); 2) nem só de reforma de Fuscas pode viver uma oficina (o dono precisa ganhar $$$ também!!), então outros carros passaram pela oficina nesses tempos e há vários ainda aguardando a vez; 3) alguns outros contratempos daqui e dali mas que já foram solucionados.

Enfim, vamos às notícias!


Alguns ajustes se mostraram necessários no curso dos trabalhos: nas postagens "Lanternagem -Parte 4 e 5" conversamos sobre a troca da lateral dianteira direita e da mini frente montada. Não deu certo, a lateral dianteira esquerda não estava apresentando um bom alinhamento tanto na frente do carro quanto na coluna da porta: optamos então por troca-la também. Com isso, deixamos de colocar  mini frente para colocar apenas a caixa de estepe (com ambas as laterais novas não justificava cortar para adaptar as pontas laterais da mini frente.

Outra peça que não assentou bem foi o capo traseiro: não houve quem o fizesse alinhar com a curva da grade abaixo do vidro traseiro. Foi trocada também, mas por uma peça que o Zezinho possuía em seu estoque.

Na parte interna foi trocada uma parte do assoalho do chiqueirinho. Achei que fosse o caso de trocar todo ele, mas o Zezinho optou pelo remendo, mantendo 70% + - da chapa original.

Ah, foram feitos também os fechamentos dos para lamas (setas) e buracos dos frisos.

Nem tudo são flores.... Com a frente da carroceria alinhada é que nos demos conta de outro problema: o quadro de suspensão está empenado. A ponta do lado direito está pra trás uns 3 a 5 cm. Para evitar futuros problemas de alinhamento de direção já vamos trocar de uma vez. Aproveitando a ocasião o Zezinho vai tentar descolar um quadro completo com freios a disco que chegou lá montado num Fusquinha 60 e qualquer coisa: o dono quer restaurar voltando para o original, então esse quadro será descartado de toda forma.


Para os próximos dias aguardamos o alinhamento da porta direita, finalização das soldas internas (carroceria x caixa de ar x laterais dianteiras) e a retirada dos quebra ventos.
 

Como não poderia deixar de ser, vamos às fotos dos últimos avanços!!


Lateral dianteira direita trocada e já com os furos de friso tampados

Nova lateral dianteira esquerda no lugar. Grampos e esticadores para garantir o alinhamento. Paralamas dianteiros pré-colocados para visualização do alinhamento dianteiro

Lateral ponteada na caixa de ar. Necessário alinhar perfeitamente antes da solda definitiva. Chiqueirinho ainda sem arrumar.

Paralamas pré-colocados para visualizar alinhamento da frente.

Alinhamento da porta direita

Alinhamento da porta direita. Vejam como o vinco da porta acompanha direitinho o da lateral traseira.

Saia traseira que antes estava ponteada já sendo soldada em definitivo.

Alinhamento da frente, inclusive capo.

Vista lateral. Alinhamento do vinco da porta e curva do capo dianteiro.

Alinhamento da curva do capô dianteiro. Lateral dianteira já com os furos de frisos fechados.

Cangalha soldada à carroceria. Hastes do capô sendo posicionadas e soldadas.


Vista interior das soldas da cangalha, caixas de ar e pé de coluna direito. Esquerdo ainda não fixado.

Tampa do motor substituída para melhor alinhamento.

Agora sim, chiqueirinho e parte inferior da carroceria com os remendos colocados.

Remendo da parte inferior.

Remendo do chiqueirinho. Não foi necessário sustituir todo ele como havíamos previsto.

Finalização da soldagem da saia traseira, alinhamento da tampa do motor.

Paralama traseiro direito pré-colocado para visualizar alinhamento da lateral.

Finalização da lateral dianteira esquerda.

Ansiedade: Imaginando como ficarão as rodinhas de Jetta no carro.
Quadro da suspensão dianteira curvado na ponta do lado direito. Será substituído.



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Abraços a todos!

4 comentários :

  1. Eu tenho um fusca 1970 primeira série. Está muito ruim a lateral dianteira direita, acho que foi batido. Como trocar as laterais dianteiras? Por onde eu devo começar? A maioria dos funileiros sugerem trocar a carroceria inteira. Fico no aguardo

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  2. Boa tarde Zulu!
    Por aqui também não está fácil achar que queira e se disponibilize a mexer em carros "velhos".
    Dei a sorte de encontrar um lanterneiro que gosta desse tipo de serviço e tem bastante experiência principalmente com Fuscas, então não teve segredo.
    Na verdade foi ele mesmo quem viu que a lateral estava muito ruim e sugeriu a troca. Achar a peça foi fácil, para troca em si o cuidado deve ser em não "cortar" as peças, mas sim descravar no ponto exato das emendas entre as chapas, com isso você evita que o carro fique torto depois. Retirada a peça velha ele coloca a nova no lugar apenas ponteando a solda. Verifica as medidas para ver se está alinhado e só então faz a solda definitiva.

    Espero ter ajudado! Abraço.

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  3. Bom dia
    Eu precisava te ligar
    Não consigo expressar o que preciso

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