Salve moçada!
Vamos então dar mais uma atualizada no andamento projeto.
Quando trouxe o carro da oficina de lanternagem e pintura a expectativa era de que fossem necessários apenas alguns ajustes de mecânica, tipo carburação (cheguei até a adquirir uma dupla Solex 34, mas isso é assunto pra outro post) e alinhamento, e então já partisse para a montagem de interior e acabamentos externos.
Nem imaginava a saga que estava por vir...
Desde a vinda de Betim de para BH tinha achado o carro um tanto duro e a frente muito alta. Como estava sem os acabamentos e borrachas, e portanto "batendo" bastante, pensei que fosse impressão, mas de toda forma pedi para conferirem no momento do alinhamento.
O alinhamento de convergência e cambagem foi tranquilo, mas não identificaram nada de errado na suspensão. Fiquei então de levar na na empresa onde comprei o quadro já que estava na garantia.
Durante os percursos que fiz com o carro tinha notado também que o diferencial parecia estar "roncando" (como o barulho que faz quando andamos de marcha-à-ré), na ida e volta para o alinhamento mostrei ao Clebinho que confirmou o diagnóstico: a caixa não estava boa.
Com medo dela quebrar na rua (lembrando que o carro está sem os documentos atualizados), optei por resolver primeiro o problema da caixa para depois ir ver a suspensão dianteira.
Comprei uma caixa usada no interior (uma 8x35 vinda de uma Variant 70 e qualquer coisa) e quando recebi vi que a carcaça era modelo antigo, com rolamento de embreagem a carvão. Ao invés de furar para adaptar o guia moderno, resolvemos trocar as carcaças aproveitando as engrenagens.
E o tempo passando...
Caixa fechada, só por no lugar e baixar o carro. Quem disse?!?!?! Os facões estavam extremamente duros, concluímos que só podem estar montados com grau muito maior do que deveria, o que exige esforço também muito maior nas barras de torção. Solução: desmontar e montar na posição correta.
Mas como regular a altura da traseira - que é operação bastante trabalhosa - sem ter a frente regulada? Além disso, uma vez retirados os facões seria de bom tom já trocar as buchas, que pelo que vi eram ainda originais do carro.
E como regular a frente se o carro não roda para chegar à empresa que fez a suspensão? E nem na prancha dava pra ir, já que estava sem a caixa e, consequentemente sem as rodas traseiras.
Juntando os problemas apresentados, e pensando soluções e modo a não gastar tempo e $$ mais de uma vez num mesmo serviço, a situação ficou desenhada assim:
- Para resolver o ângulo dos facões, era preciso trocar as buchas e corrigir a altura dianteira;
- Se ia trocas as buchas, melhor já comprar as de PU, o que estava previsto para ser feito bem mais adiante (no final optei pelas de MO-PU, que combinam molibdênio ao poliuretano melhorando a lubrificação da peça);
- Se precisava já corrigir a altura dianteira e não dava para ir à recuperadora (a garantia acabaria em junho), teria que desmontar toda a dianteira para tentar achar o problema, nesse caso, melhor já remontar também com as buchas de uretano no lugar dos rolamentos;
- Tendo o trabalho de desmontar e remontar a frente, e como já ia alinhar a altura traseira, porque já não instalar as mangas rebaixadas, que também estavam previstas para bem mais adiante?;
- Para instalar as mangas, não poderia continuar usando as rodas 14" de Brasília, teria que por as logo as rodas de Jetta 16" que estavam guardadas;
- Para usar as rodas teria que refurar os discos dianteiros e cubos traseiros;
- Mexendo nos cubos traseiros, vamos então colocar freios à disco.
Resultado: de junho a agosto nenhum parafuso foi mexido, fui então comprando as peças aos poucos, achei um torneiro para fazer o serviço nos discos e cubos e, agora sim, aparentemente poderemos partir para montagem final de caixa, freios e suspensão:
Caixa da Variant detalhe para o garfo seletor bem mais longo... |
e o garfo de embreagem para rolamento a carvão |
Caixa fechada, mas sem poder fazer a montagem no carro, parti pra compra das peças para a mexida geral de suspensões e freios:
1) Buchas Empi de uretano para suspensão dianteira, vindas da Fuscanet
2) Mangas de eixo deslocadas Empi, via Mercado Livre
3) Buchas do facão e coxins de caixa e motor em MOPU (uretano e molibdênio)
4) Pinças traseiras de Audi A3 (mesmas do Golf) e discos de freio traseiros do Audi 100 (furação 5x112 original) para instalação na traseira. Infelizmente esqueci de tirar fotos das pinças:
Esse é o andamento do projeto até agosto/2017. No momento que estou escrevendo já evoluiu um bastante a montagem dessas peças, mas fica como assunto para o próximo post. Vou me esforçar pra atualizar em breve!
Abraços a todos, obrigado por acompanharem o Autos Projetos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário